quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A miragem

Ontem no orkut, me foi feita uma pergunta bem interessante, para a qual eu, de certa forma, tenho a resposta. Mas que, também, só serve para mim. A pergunta era: "se estivesse no desrto do seu Eu, que tipo de miragem você acha que teria para satisfazer suas necessidades poéticas?"
Isso diz respeito justamente ao porquê de Miragens no Deserto, o porquê desse contexto, desse cenário. Isso tem a ver com um amigo meu, que, alguns anos atrás, foi para o deserto participar de uma corrida e, na volta, me contou essa história.
Ele diz ter visto uma miragem. Que no calor escaldante, quando ele e sua equipe haviam parado o carro, ele viu alguém ao longe. Uma mulher trajada em roupões brancos e opacos caminhava lentamente pela maresia arenosa, em direção a eles. Quanto mais próximo ela chegava, melhor podiam discerni-la, e quando ela estava a poucos metros, viram que uma nuvem negra cruzava o infinito sobre sua cabeça, fazendo-lhe sombra. Então a nuvem trovejou, e desapareceram ambos.
Esse foi o relato - evidentemente, procurei "embelezá-lo", até porque não me recordo de todos os detalhes. Mas essa percepção de um andarilho no deserto, vigiado pela chuva que não cai, ficou marcada em mim, e inspirou muito do que eu escrevo. Sempre que penso nos meus contos, nas Miragens no Deserto, me vem essa imagem jamais vista. É justamente a que mais me marca, porque por mim foi criada conforme as minhas necessidades.
E é ela que me satisfaz.

4 comentários:

naturalmente tricolor disse...

Ola ,amei sua resposta.Eu gosto muito de pessoas criativas que sabem o que falam,porque falam ,como e quando falam.Você é mesmo surpreendente.beijos
Nerys

Roberto Colombo disse...

Muito bom! Sou fascinado por esse tipo de "causo"!
Recebi o scrap e decidi conferir!
Adorei os contos!
Vou te linkar no meu blog(sobre origami)!
origaming.blogspot.com
Abraço!

Bruno Cobbi disse...

Olá,

Recebi seu recado no orkut e passei para dar uma olhada. Como Aprendiz de Escritor (rs), resolvi te dar uma força na divulgação do seu blog! =D

Quando tiver meio-tempo, dá um pulo lá pros lados do meu blog também e confere os blogs do pessoal do curso de pós graduação em formação de escritores, que talvez te interesse também!

. disse...

hi creature, td? disseste que tinha coisa nova, mas conheço todos os contos já! (inclusive the biggest ones)

que bom que o blog está ficando mais conhecido, tenho um amigo chique mesmo.... huhauahuah

bjs!

ps: desculpe se eu estava meio chata hj de manhã, mas me estressei por alguns motivos verdadeiramente estressantes.... ;)