quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A miragem

Ontem no orkut, me foi feita uma pergunta bem interessante, para a qual eu, de certa forma, tenho a resposta. Mas que, também, só serve para mim. A pergunta era: "se estivesse no desrto do seu Eu, que tipo de miragem você acha que teria para satisfazer suas necessidades poéticas?"
Isso diz respeito justamente ao porquê de Miragens no Deserto, o porquê desse contexto, desse cenário. Isso tem a ver com um amigo meu, que, alguns anos atrás, foi para o deserto participar de uma corrida e, na volta, me contou essa história.
Ele diz ter visto uma miragem. Que no calor escaldante, quando ele e sua equipe haviam parado o carro, ele viu alguém ao longe. Uma mulher trajada em roupões brancos e opacos caminhava lentamente pela maresia arenosa, em direção a eles. Quanto mais próximo ela chegava, melhor podiam discerni-la, e quando ela estava a poucos metros, viram que uma nuvem negra cruzava o infinito sobre sua cabeça, fazendo-lhe sombra. Então a nuvem trovejou, e desapareceram ambos.
Esse foi o relato - evidentemente, procurei "embelezá-lo", até porque não me recordo de todos os detalhes. Mas essa percepção de um andarilho no deserto, vigiado pela chuva que não cai, ficou marcada em mim, e inspirou muito do que eu escrevo. Sempre que penso nos meus contos, nas Miragens no Deserto, me vem essa imagem jamais vista. É justamente a que mais me marca, porque por mim foi criada conforme as minhas necessidades.
E é ela que me satisfaz.

4 comentários:

Nerys disse...

Ola ,amei sua resposta.Eu gosto muito de pessoas criativas que sabem o que falam,porque falam ,como e quando falam.Você é mesmo surpreendente.beijos
Nerys

Roberto Colombo disse...

Muito bom! Sou fascinado por esse tipo de "causo"!
Recebi o scrap e decidi conferir!
Adorei os contos!
Vou te linkar no meu blog(sobre origami)!
origaming.blogspot.com
Abraço!

Bruno Cobbi disse...

Olá,

Recebi seu recado no orkut e passei para dar uma olhada. Como Aprendiz de Escritor (rs), resolvi te dar uma força na divulgação do seu blog! =D

Quando tiver meio-tempo, dá um pulo lá pros lados do meu blog também e confere os blogs do pessoal do curso de pós graduação em formação de escritores, que talvez te interesse também!

adri disse...

hi creature, td? disseste que tinha coisa nova, mas conheço todos os contos já! (inclusive the biggest ones)

que bom que o blog está ficando mais conhecido, tenho um amigo chique mesmo.... huhauahuah

bjs!

ps: desculpe se eu estava meio chata hj de manhã, mas me estressei por alguns motivos verdadeiramente estressantes.... ;)