terça-feira, 2 de junho de 2009

Rabiscos no caderno

O próximo texto que eu vou postar aqui foi um achado no caderno. Escrevi no início do ano passado durante uma aula muito chata para um conto que eu planejava escrever. Era para ser um exercício de descrição - um esboço, digamos - para o texto subsequente. Pois bem, um ano depois, não é que olhando aquele caderno eu encontro esse excerto? Meio sem esperar, completamente de surpresa, olhei e me lembrei dele na hora. Até aquela hora, eu o havia varrido da memória. Até que foi bom reencontrar. Me deu uma visão mais "distante" da minha escrita. E sabem que achei o resultado positivo?
Bom, como gostei, decidi que iria postar esse excerto aqui (depois de tê-lo lido para minha namorada e ter recebido sua aprovação, claro):

Rabiscos no caderno

Percorrendo os metros finais da mina, Christian era cegado pela luz reconfortante do mundo externo. Quando enfim deixou a escuridão para trás, viu-se diante de uma extensa baía que terminava ao mar. A areia branca refletia o pôr-do-sol tal qual um grande diamante exposto à luz.
Ele caminhou adiante até o limite da terra, em que mar e céu se confundiam de tal forma que ele poderia nadar ou voar sem jamais saber a diferença; até o oxigênio que corria era o mesmo, e ele poderia morrer respirando no mar ou afogar-se nos ventos ao seu redor.
O sol desaparecia no horizonte, morrendo sem nunca morrer, ou surgia, nascendo sem nascer. Habitava um espaço entre o crepúsculo sombrio e a manhã enevoada.
O último lugar da Terra, antes que a realidade subisse numa balsa e se perdesse no oceano eternamente rubro, era habitado por fantasmas de sonhos e de esperanças, que o assombravam com os uivos vazios de um choro seco.
Um rumor de asas enchia o ambiente, e pássaros azuis cruzavam o céu rapidamente, aproveitando os últimos momentos que lhes restavam. Pois Finisterra não é apenas um lugar, é também um quando.

4 comentários:

Siane disse...

Algumas metáforas me lembram do "The Archer Files", mas eu já tinha te dito isso.

Esse trechinho era pra fazer parte d"O Guardião"? Porque me lembrou muito... Christian, as minas... sei lá, posso estar me confundindo. Só não lembrava do nome Finisterra.

Gostei mesmo desse excerto. Muitas antíteses e paradoxos (tá, agora estou dando uma de sabichona sem nem ao menos saber do que estou falando, mas vá lá...).

Beijos.

Marina disse...

"Finisterra não é apenas um lugar, é também um quando." Frase de impacto. Gostei. É perfeito pra um início de romance.

Você gosta do nome Christian, hein? Hehehehe! Eu também gosto, mas prefiro usar nomes em português mesmo. Acho que porque escrevo coisas mais nacionais.

Beijos, Marcelo!

Anônimo disse...

O Finis, O Terra!
Lembra mago de oz...

Siane disse...

Negão, as tuas indecisões tradutológias aparecem até na descrição do teu perfil. Hauhauahuahau...